terça-feira, 24 de maio de 2011

ELIEZER FALCÃO; DIVULGA MAIS UMA PARTE DO RELATÓRIO DAS RUAS ALAGADAS E ESBURACADAS DA ZONA NORTE DE NATAL.


ELIEZER FALCÃO.
UMA GRANDE PARTE DOS PROBLEMAS RELACIONADOS NESTE RELATÓRIO JÁ FOI SOLUCIONADOS PELO O PODER PUBLICO; CONFORME FOI DIVULGADO POR ELIEZER, NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2008. JÁ OS OUTROS PROBLEMAS, ELIEZER FALCÃO CONTINUA COBRANDO SOLUÇÕES.

COMUNIDADE, (LOTEAMENTO) CIDADE PRAIA:

RUA JOAQUIM CALDAS MOREIRA

O senhor Luiz Faustino, professor de Musica na UFRN. Relatou que essa Rua, consta como pavimentada na Prefeitura, e que o secretario de obras do município já esteve no local, mas não tomou nenhuma providencia.
Dona Francisca Ribeiro da Silva relatou que, quando chove os moradores vão para o meio fio, até as águas baixar, ela alega muito angustiada da situação que lês estão passando; o quintal da casa de dona Francisca esta alagado com água da chuva, misturada com fezes.
O senhor, Francisco Sales; alegou que a comunidade só tem descanso depois do inverno, ele alega que já perdeu os moveis. As casas estão minando água, por baixo dos alicerces; as paredes das casas estão rachadas, e que a comunidade esta sujeita a todo tipo de doenças. O senhor Francisco, alegou também que o muro do quintal da sua casa já caiu por não suportar as águas da chuva vinda da lagoa que fica em frente a sua residência. A fossa já estourou e que a água da chuva entra até pelo o ralo do banheiro.
Nós da comissão fomos convidados a entrar em quatro casas, e o que vimos foi realmente o que relata os moradores. Outrossim, devido a queda do muro, as águas das fossas estouradas estão espalhadas em todos os quintais.

RUA LUIZ MOURA

O senhor, Luis Florêncio Câmara; Pastor evangélico alega que os moradores tiveram que abrir um bueiro na Rua para diminuir os alagamentos, e evitar que as águas entrem nas casas. Depois que os moradores abriram o bueiro, o problema foi para a rua; Joaquim Caldas Moreira, no mesmo Bairro. Para o Pastor Luis Faustino, o problema só será resolvido com a drenagem e a pavimentação das Ruas; os moradores da Comunidade também concordam com o pastor Luiz Faustino. Eles alegam que o secretario de obras; Dr. Damião Pita, prometeu fazer a pavimentação da rua, e não fez.
O Pastor Luiz Faustino, Alegou que entende a preocupação do secretario de obras, Damião Pita e o Prefeito de Natal; quanto aos problemas da Zona Norte e da cidade do Natal, ele alegou que não é só a rua e a Zona Norte para eles darem conta, pois os problemas existem em toda Natal, alegou o Pastor Luiz Florêncio.

RUA SÃO CAETANO

O senhor Luciano Araujo, informou, que a Rua alaga, e a água entra nas casas, as ficam impossibilitada de trafego de veículos. Luciano alega que os moradores fizeram um abaixo assinado, pedindo a pavimentação da Rua, mas não foram atendidos, varias pessoas perderam dia de trabalho por não terem condições de sair de suas casas devido o alagamento da Rua, que se estende até o Posto de gasolina. Os moradores estão pedindo a drenagem e a pavimentação da Rua.

RUA JOAQUIM CALDAS MOREIRA

O professor, Samuel Alexandre, alega que desde o ano de 1992 os moradores pedem a pavimentação da Rua e até agora não foram atendidos. A Rua esta sendo tomada pelo os mosquitos, buracos e lama. Pois é só isso que os moradores vêm até hoje; relatou o senhor, Samuel.
O senhor Samuel Alexandre, relatou que perdeu os moveis, devido a enchente. Já os moradores relatam que a comunidade esta esquecida pelo o poder publico. Provocando revolta nos moradores que segundo eles o problema só será resolvido com a pavimentação da Rua.

RUA TRES AMERICAS

O senhor, Manuel Luiz de lima, relatou que o seu comercio alga todas as vezes que chove, lhe causando vários prejuízos. Os moradores alegam que quando chove a Rua fica intransitável, impedindo o trafego de veículos, as casas alagam; com até 70 cm de água; os moradores relatam também que água vem da Rua Centenária da Abolição, e empossa na Rua Três America.

COMUNIDADE; PARQUE DAS DUNAS (BAIRRO PAJUÇARA):

RUA SANTA ZITA

Na Rua Santa Zita, os moradores revoltados abriram uma levada (rego) para as águas correr para a Lagoa do Parque das dunas. A levada (buraco) tem aproximadamente, um metro e vinte de profundidade.
Os carros estão desviando o trajeto pela a Rua paralela a Avenida Moema Tinoco da Cunha Lima. O senhor Luiz Antonio, pediu a drenagem da Rua para a Lagoa do Conjunto Parque das Dunas, pois só assim o problema será resolvido; dês que depois da drenagem a prefeitura faça também a pavimentação da Rua Santa Zita; pois o povo não suporta tanto sofrimento, relatou o senhor Luiz Antonio.

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO:

RUA SÃO SEVERINO DO RAMO E TRAVESSA SÃO SEVERINO DO RAMO

Na Comunidade, Nossa Senhora da Apresentação, fomos leva por um cidadão, Rua São Severino do Ramo e Na Travessa São Severino do Ramo; escutamos varias pessoas, que reclamaram a respeito da Lagoa de capitação do Parque dos Coqueiros e dos alagamentos nas respectivas Ruas.
O senhor Marcelo da Luz, alegou que o pessoal que possui carro esta sem tirar os carros das garagens, porque as erupções causadas pela a chuva impedem a entrada e saída dos veículos.
O senhor Francisco de Assis, relatou que comprou três carradas de metralhas para colocar na Rua, devido as crateras feitas pela as chuvas. Já o senhor Marcelo também alegou que quando a prefeitura estava cavando a Lagoa de Captação do Parque dos Coqueiros,, eles pediram (moradores) para o encarregado da obra colocar umas carradas de aterro na Rua para entupir as crateras; desta feita o funcionário da Prefeitura pedi , R$200,00 (duzentos reais). E não entupiram os buracos.
O senhor Roberto, alegou que guando é preciso prestar socorro a uma pessoa, fica difícil porque ninguém quer entrar com o carro na Rua.
O evangélico, Isaac Alves, alegou que ele colocou vinte e oito carradas de areia, por conta própria, porque a prefeitura não se interessa em fazer um beneficio na Rua. Segundo o senhor, Isaac, todos os a situação é a mesma, por mais que aterre a Rua. O senhor Isaac, confirmou o que o senhor Francisco de Assis relatou, que guando a Prefeitura estava cavando a Lagoa do Parque dos Coqueiros, eles foram pedir para entupir as crateras, mas encarregado da obra cobrou pelo o aterro.
Bom, segundo o Senhor Isaac, ele foi pedir algumas caçambas de aterro, mas o pessoal encarregado pela a obra da lagoa não colocou parque queria vender a areia. Guando chove os carros não saem das garagens, e os  moradores de suas casas.

RUA GERMINIO BENIGUINO

A senhora, Francisca Gomes, alegou que, o povo não suporta mais essa situação, de viver morando numa lagoa e o prefeito não tem interesse para resolver o problema. Quando chove a Rua alaga e as casas inundam, e os moradores passam noites sem dormir; dona Francisco relatou que na casa que ela mora tem uma pessoa idosa e outras doentes; ela fica numa situação de desespero, porque não tem outro canto para morar. Dona Francisca culpa o prefeito, devido esta situação, ela alega que o prefeito fez a Lagoa do Parque dos Coqueiros, mas não drenou as águas da chuva para a Lagoa. Segundo dona Francisca os técnicos da Prefeitura foram na Rua Germinio Beniguino e alegaram que a área que eles construíram casas é terreno alegável; coisa que ela descorda; pois antes nunca alagou, só depois que começaram a construir o Conjunto Parque dos Coqueiros. Ela alega que a construtora tirou areia do local onde é as casas e deixou a área baixa e hoje o povo sofre com as chuvas.
A senhora Maria de Fátima; relatou que quando a Rua alaga, as casas enchem de água, e o povo fica sem dormir. “A situação é critica, pois ninguém quer viver nesse desespero:” agente mora aqui, não é porque quer; é porque precisa, e não tem para onde ir. O problema só será resolvido se o prefeito drenar e pavimentar as Ruas para evitar que as águas do Parque dos Coqueiros dessa para a nossa Rua. Alegou dona Maria de Fátima.
Dona Creusa Silva, alegou que tem varia casas com as focas estouradas, com as fases entrando nas casas. As fases vêm com as águas da chuva e os moradores não podem fazer nada.
As crianças estão criando germes nos pés; ela alega que já ouve até ameaça de morte, porque o vizinho derrubou um muro para tirar a água da casa, e que já perdeu os moveis; a situação é difícil porque ela  não tem para onde ir.

Nos próximos dias divulgarei o relatório do Boa Esperança.

Um comentário:

Anônimo disse...

moradores da região passararam a madrugada no posto de saude do pajuçara para tentar pegar fichas nas especialidades de ginecologista e clinico geral mas ao amanhecer foram informados que não haveria distribuição das mesmas,outro fato é que as fichas quando estão disponiveis são distribuidas apenas uma vez por semana