segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

UPA DO PAJUÇARA PEGA O POVO DE SURPRESA FECHA E SURPREENDE A POPULAÇÃO DA ZONA NORTE | ASSEMBLÉIA DE DEUS DO PAJUÇARA FAZ CULTO PUBLICO E ASSEMBLEIA DE DEUS POLO DO SETOR XI FAZ DESPEDIDA DE DIRIGENTE DO CIRCULO DE ORAÇÃO | MORADOR DO PAJUÇARA É ASSALTADO, MAS POLICIA NÃO TEM VIATURAS SUFICIENTES PARA DAR APOIO AO CIDADÃO



UPA DO PAJUÇARA PEGA O POVO DE SURPRESA FECHA E SUPREENDE A POPULAÇÃO DA ZONA NORTE
UPA DO PAJUÇARA (FOTO INTERNET)

MEDICO ATENDE PACIENTE NA SALA DE ESPERA DA UPA
Quarta Feira de cinza, Dia 22 a população da Zona Norte foi surpreendida com o fechamento da UPA do Pajuçara. O fechamento da unidade se deu devido à falta de pagamento dos funcionários. Segundo informações de funcionários lotados na UPA. Tinha médicos na unidade para atender à população, parem não tinha enfermeiros, apenas dois enfermeiros que ficaram no plantão estavam dando assistência aos pacientes internos na UPA. Os casos de urgências estavam sendo encaminhado para o Hospital Santa Catarina, mas sem a assistência por parte da UPA; o paciente tinha que ir cada um no seu próprio veículo ou até mesmo alugar um taxi porque a UPA não estava cedendo a Ambulância para transferir pacientes, porque todos os funcionários se reuniram e resolveram faltar para não atender a população, informou os assistentes que atendem na recepção da unidade. Perguntei: o motorista também faltou? – não! Respondeu a funcionária que ele estava no plantão, mas não iria fazer nenhuma transferência.
Após ter ouvido alguns funcionários da UPA, comecei ouvir os pacientes que chegavam à procura de atendimento medico; em seguida voltei e ouvi outra turma de funcionários da unidade (UPA) que já passaram outras informações alegando que: no momento a UPA tinha dois médicos de plantão e três enfermeiros que estavam dando assistência aos pacientes interno na unidade; percebi que alguma coisa estava acontecendo, devido o desencontro de informações dadas pelo os funcionários. No entanto chegava outro paciente com um acompanhante, os funcionários deram as mesmas informações, a acompanhante passou a fazer algumas perguntas aos funcionários que se sentiram pressionado pelo o acompanhante e mostraram uma placa feita em um papel colado na porta da UPA, só que o papel estava escrito que a partir de tal hora até tal hora a UPA ficaria com as portas fechadas por medida de segurança, e não sobre a paralisação, (fechamento da unidade de Saúde (UPA).
MÃE DE RECÉM-NASCIDO VOLTA SEM ATENDIMENTO MÉDICO
Afastei-me da porta de entrada da UPA e ouvi outros pacientes que chegavam à Unidade; verificamos uma inverdade do Secretario estadual de Saúde que há alguns dias passados deu uma entrevista na TV alegando que a UPA atende apenas a população do Pajuçara. Ouvimos varias pessoas que chegavam à UPA; dona Terezinha de Freitas de 65 anos, veio do Conjunto Santa Catarina, a procura de atendimento medico, mas quando chegou à unidade foi surpreendida com a notícia da paralisação dos funcionários. Dona Terezinha chegou à UPA acompanhada do senhor RECÉM-NASCIDO João Maria e da senhora Maria de Lurdes que informaram que a anciã foi vitima de uma queda, e estava indo para o Hospital Santa Catarina porque os Médicos estavam atendendo apenas os casos de Urgência. No entanto pressionado por moradores da Comunidade do Pajuçara que estavam presente vendo o acontecimento liguei para uma TV local, mas não consegui êxito talvez devido o horário. Continuei na frente da Unidade aguardando a chegada de outros pacientes. Nessas alturas funcionários começaram colocar para fora da UPA às cadeiras que ficam na recepção da Unidade, mas uma vez percebi que a historia estava mal contada. Tentei ligar para o ministério Publico Estadual para denunciar o ocorrido, e pedir a presença de um Promotor da Saúde na UPA, mas não consegui êxito, devido problemas do celular. Que descarregou a bateria.
Após ouvir pacientes resolvi me recolher até mesmo porque já se aproximava de maia noite os taxista que prestam serviço no posto da UPA também se recolheram já que o movimento de pessoas já tinha diminuído. Os taxistas costumam passar a noite de plantão no ponto de Taxi. Para postar as informações no Blog primeiro esperei ouvir a reportagem que poderia sair na TV para tirar duvida do meu raciocínio no que se concerne às informações prestadas pelo os funcionários da UPA.
A UPA atende a uma dimensão de toda Zona Norte de Natal e municípios vizinhos como Extremoz e outros. Bem como outras regiões da Cidade (Natal).
Uma cidadã ao dar entrevista na TV. Relatou que a UPA não estava atendendo, revoltada ela dizia que “ a UPA vai atender agora”. Ainda outra informação na mesma matéria e na mesma TV. Percebi que as informações estavam sendo desencontradas, porque a direção da UPA ao ver a reportagem alegou que a UPA estava atendendo normalmente, a cidadã confirmou dizendo que a UPA não estava atendendo os pacientes.
Finalmente, mais uma vez as informações prestadas pela UPA eram desencontradas, pois a direção se recusou aparecer na tela da TV e disse que eles tinham parado devido à falta de segurança e pagamento dos funcionários.
Bom! É bem claro que a UPA atende a toda população da Zona Norte Cidades e Regiões de Natal prestando serviço de alta complexidade na área de Saúde Pública, para que houvesse uma paralisação neste sentido a UPA tem que informar a sociedade antes através de publicação por meio de edital e convocar a imprensa antes de encerrar as suas atividades. Tendo em vista que a UPA presta serviço publico essencial a população na área de saúde.
A falta de respeito com o povo esta na cara de qualquer um, pois isso só acontece porque nós estamos vivendo numa cidade sem lei e corrutela, os serviços públicos não são fiscalizados pelo o poder publico, as autoridades constituídas têm abandonado o povo como se abandona um bicho no mato. A câmara Municipal tem a obrigação de fiscalizar as instituições publicas e denunciar o descaso existente, mas como os vereadores já estão todos com os seus lotes garantidos devido o acordo feito com a Prefeita Micarla nas Eleições de 2008, agora o povo que se vire, até mesmo porque oposição só existe para segurar cargos, os problemas que deveriam ser denunciados pela câmara de vereadores de Natal, só serão denunciados se caso a Prefeita não cumprir os acordos políticos.
Os problemas como improbidade administrativa desta gestão, comprovam que Micarla até agora não se achou no seu Governo, daí todos faz o que quer até mesmo porque ela perdeu o controle da situação.
Quem está perdendo com isso é o povo que depende completamente do Governo, até mesmo quem precisa do Governo é o pobre e não o rico, só que o Governa da Prefeita Micarla de Sousa está favorecendo o rico e desfavorecendo o pobre. É triste ver pessoas sofrendo na porta de um Hospital se humilhando a pessoas que são extremamente obrigadas a cumprir o seu papel de servidor Público, mas se recusam achando que o povo é pago por eles e não eles que são pago pelo o povo.
No Governo da Prefeita Micarla de Sousa raramente se encontra pessoas que tenha espírito publico, com vocação, dedicados no que faz. Quem fica na frente de um Hospital e vê senas de pessoas chorando na pior Humilhação, agüentando desacato de funcionários públicos que alegam que estão no cargo por que não foi colocado por políticos mas, pelos seus méritos, não é esse o caso da UPA, mas de outros estabelecimentos Públicos da cidade, é claro que não são todos mas a minoria acaba manchando a maioria.
 Os funcionários públicos têm leis que o defendem se caso um cidadã o obrigue a lhes prestar um atendimento preciso de qualidade, mas o cidadão que depende do serviço público será que tem leis que o defendam? Acho que não, porque se houvesse não teríamos visto casos como o da senhora Ângela Tereza dos Santos que voltou da UPA; segundo dona Tereza estava voltando sem atendimento porque a UPA não tinha médicos e nem enfermeiros para atender, Ângela Tereza veio do Parque Petrópolis a procura de atendimento medico na UPA.
Dona Joelma Patrícia moradora do Novo Horizonte voltou com a filha de apenas três anos e seis meses porque não atendimento na UPA, Joelma alegou que a criança estava com tosse e febre.
Leila Regina veio do Conjunto Amarante com a filha de três meses com pneumonia e voltou porque a UPA estava fechada para atendimento ao publico, Leila foi para o Hospital Santa Catarina para tentar por lá um atendimento medico para a recém-nascida
José Manoel Berto veio de Estivas, Município de Extremos, também voltou porque não foi atendido na UPA. Seu Manuel foi para o Hospital Santa Catarina.
ELIEZER FALCÃO FAZ CRITICA CAMARA
Um caso que me chamou atenção na UPA foi ver o senhor Raimundo Francisco, morador do Conjunto Nova Natal. Seu Raimundo chegou à UPA acompanhado de um cidadão que o trazia de Moto. Seu Raimundo alegou que sentiu tontura e sofreu uma queda provocada pela tontura. Ele estava com um sangramento na região da face direita; os funcionários chamaram um medico que atendeu seu Raimundo na Sala de espera da UPA, em seguida liberou sem dar nenhum diagnóstico medico, apenas disse que não estava atendendo no momento, e recomendou seu Raimundo ir para o Hospital Santa Catarina. Mas no seu próprio veiculo (Moto). Um ato de irresponsabilidade por parte do medico, pois se seu Raimundo foi vitima de uma queda provocada por uma tontura era um dever do medico dar um encaminhamento por escrito para outro Hospital seja qual for, mas em um veiculo que desse a seu Raimundo garantia de segurança de vida, neste caso seu Raimundo era pra ser transferido em uma ambulância da Própria UPA.

MORADOR DO PAJUÇARA É ASSALTADO, MAS POLICIA NÃO TEM VIATURAS SUFICIENTES PARA DAR APOIO AO CIDADÃO

Sexta Feira dia 24 um morador do Pajuçara foi vitima de assalto a mão armada nas imediações do terminal de ônibus do Pajuçara, segundo o cidadão ele vinha na Avenida Tocantínia com destino a minha residência quando foi abordado por um senhor aparentando ter 40 anos de idade e que conduzia uma bicicleta, ao se aproximar do jovem sacou de uma faca e pediu o celular da vitima. Depois de o bandido abrir fuga a vitima gritou por socorro em seguida acionou a Policia pelo 190.
Por volta das 21 horas e 57 minutos, eu Eliezer Falcão, também acionei a Policia pelo 190, mas devido a demora da viatura resolvi chamar novamente por volta das 22 horas e dez minutos. Mais uma vez não conseguimos agilidade por parte da Polícia Militar, as 22 e 24 minutos liguei para o numero 3232 da Policia, foi quando o Sargento de Plantão informou que tinha apenas duas viaturas para dar cobertura na área e assim mesmo uma estava no Hospital Santa Catarina prestando Socorro a uma pessoa (detido) e outra viatura estava num arrastão na Avenida Itapetinga no Conjunto Santarém. Mas antes destas informações dada pelo Sargento o policial do Copom (190) nos falou que as viaturas estavam fazendo o patrulhamento no local na busca do bandido, logo pedimos para uma pessoa também sair em diligencias para ver se conseguia ver o assaltante e acionar a policia para avisar o local que o mesmo poderia estar; depois de vários minutos percorridos a moto chegou, mas não viu nenhuma viatura na área, o percurso feito pelo motoqueiro foi Pajuçara, Parque das dunas, Gramoré e o loteamento Novo Horizonte; local onde possivelmente o assaltante poderia ter se direcionado.
Bom! O comentário é o seguinte: A Zona Norte tem mais de 300 mil habitantes já beirando os 400 mil, como é que duas viaturas vão conseguir cobrir uma área tão extensa e insegura onde os assaltos, assassinatos, fugas nos presídios e outros delitos acontecem constantemente na Região com apenas duas viaturas? Será que o sistema público de segurança do estado não está falido?
Até quando nos vamos viver esta situação de insegurança na Zona Norte e Natal? Duas viaturas são pra ter só no Conjunto Pajuçara e assim mesmo pode deixar a desejar é claro que o Pajuçara tem uma viatura, mas ninguém nunca viu a não ser logo quando chegou à Comunidade. O trecho onde ocorreu o assalto fica a menos de 300 metros de uma base de policia de Bairro, mas é mesmo que não ter uma base, ou seja, policia.

ASSEMBLÉIA DE DEUS DO PAJUÇARA FAZ CULTO PUBLICO EVANGELÍSTICO

PASTOR FRANCISCO XAVIER
A igreja da Assembléia de Deus do Conjunto Pajuçara realizou no dia 19 de fevereiro mais um culto Evangelístico. O culto foi dirigido pelo Pastor da Congregação presbítero Francisco Xavier. A Igreja não contou com a presença máxima da Mocidade devido os jovens estarem participando de um evento na Assembléia de Deus na cidade de Parnamirim. O Pastor Xavier deu oportunidades para vários irmãos falarem de Cristo para as pessoas presente no culto. O dirigente da congregação deu uma palavra referente ao carnaval, mostrando a realidade do evento carnavalesco tendo em vista ser uma festa popular que ninguém consegue acabar, comentou o Pastor.
A leitura oficial foi feita pelo irmão Josimar no livro de Lucas Capitulo 13 do versículo 22 aos 30.
A irmã Maria Ivo, Alcinoi e o irmão Diego deram uma palavra para igreja. Já os irmãos Marcelo e a irmã Aline cantaram um Hino de louvor a Deus. Não ficaram de fora a irmã Fatima dirigente do Circulo de Oração da Assembléia de Deus do Getsemane e o irmão Justino que fez uma Oração.
O Presbítero Josimar Dantas cantou um Hino; em seguida o Pastor Xavier deu os avisos, logo após fez o convite chamando as pessoas para serem crente, pediu oração pelo novo Pastor Eleito Martin Alves que tomará posse no próximo dia 10. DEPOIS DA Oração final o Pastor Xavier deu a Benção apostólica dando o trabalho por encerrado.

ASSEMBLÉIA DE DEUS PÓLO DO SETOR XI FAZ DESPEDIDA DE DIRIGENTE DO CIRCULO DE ORAÇÃO.

IRMÃ MARIA JOSÉ VAI DIRIGIR SANTA CATARINA II
Terça Feira dia 21 na parte da tarde aconteceu na Congregação pólo de Setor XI, a despedida da dirigente do Circulo de Oração irmã Maria José. A irmã Maria José vinha conduzindo o Circulo de Oração da congregação pólo da Assembléia de Deus do setor há quatro anos. A despendida da irmã contou com a presença de varias irmãs de outras congregações que compõem o Setor XI e de outros Setores, participaram também as irmãs que fazem parte da comissão de visita das congregações das assembléias de Deus do Setor XI.
A leitura Oficial do trabalho foi lida pelo Presbítero Welles Matias.
O Pastor Oseías coordenador do Setor também se fez presente e deu uma palavra de reflexão para os presentes.

Nenhum comentário: