ELIEZER FALCÃO: Trabalho e realizações na Zona Norte de Natal. |
Os moradores da Comunidade do Nova Republica reclamam da insegurança publica, saúde, educação, drenagem, pavimentação das Ruas e o problema da falta d"agua.
Segundo os moradores a Comunidade do Nova Republica é uma Comunidade abandonado pelo os órgãos Governamental por não investirem na Comunidade.
DEPOIMENTOS DOS MORADORES
O problema tido como um dos mais serio na Comunidade é falta d"agua. Como é o caso do Sr. Francisco Targino Da Silva. O Nova Republica já passou até de dois messes sem vir água nos canos. Seu Francisco alega também a falta de segurança publica, que também é muito sério. A mesma alegação vem por parte do Senhor Lenildo Nascimento Da Silva adiantando ainda que paga a água sem consumir.
Dona Luciana Barbosa Da Silva Cita o mesmo problema da falta de agua, drenagem e pavimentação da Rua São Domingos e da Rua Santa Eulália e a falta de segurança.
Seu Francisco Xavier alega que a água quando vem só vai até meia noite, assim mesmo muito pouco e não sobe na caixa, o Sr. Francisco alega também que os marginais trocam tiros em plena luz do dia.
Dona Maria Salustino Dos Santos, reclama da falta de iluminação publica e da falta de pavimentação e drenagem da Rua Demétrio Vale.
Dona Maria Aparecida Galvão Silva, alega que a Rua São Domingos não é pavimentada e tem bastante esgotos. Segundo Dona Maria Aparecida a Rua São Domingos gosta na Prefeitura como pavimentada. Ela reclama também da falta de segurança publica na Comunidade do Nova Republica. Por sua vez dona Maria Aparecida alega que o POSTO POLICIAL da Comunidade esta sendo ocupado como um deposito de ração por cidadão que os moradores chamam de Preá e que é liderança comunitária.
Dona Antónia Olimpio de Sousa e o seu esposo alega que casas na Comunidade que faz mais de trinta dias que não sobe água nas caixas.
O Senhor Benedito Vasco Campelo alega que a sua casa alaga e já foi preciso abandonar a casa. Ele já perdeu até os moveis.
Dona Sandra Serafim De Mesquita, alega que guando chove a Rua Santa Cristina alaga. e o alagamento é de inverno a verão.
O Senhor Ozian Rodrigues Matias; diz que guando chove é preciso colocar aterro na Rua Santa Cristina por conta propia para evitar as crateras feita pela chuva.
Vicente De Paula Soares Da Cruz, alega que a Rua Santa Cristina alaga trazendo prejuízo e transtorno para os moradores.
Dona Islaide Pereira Dos Santos, diz que a situação do Posto de Saúde é precária e o pior sofrimento da Comunidade é devido a falta de médicos no Posto de Saúde.
Dona Ellyennei, alega que o Posto de Saúde tinha uma enfermeira, e agora não tem mais. Pois a falta da enfermeira esta prejudicando a comunidade.
Dona Islaide e a Comunidade do Nova Republica reclamam da falta de segurança na Comunidade. Pois segundo a população os assaltos são feitos em plena luz do dia. Os Moradores alegam também que já passou até quatro dias sem vir água nas torneiras e que já foi preciso pedir carro pipa para abastecer os moradores.
Seu António Avelino da Silva, alega que guando os moradores vão para o Posto de Saúde vizinho a Penitenciaria não são atendidos porque os funcionários dizem que eles não tem direito ao atendimento. (finalizou seu António).
RELATÓRIO
Na Comunidade do Nova Republica, encontramos problemas sérios como: deficiência na Segurança publica, a falta de água potável (irregularidade no abastecimento de água), varias Ruas sem iluminação publica e sem pavimentação; dando chance para o crescimento da violência (insegurança na Comunidade).
Observamos também nesta Comunidade o crescimento desordenado por ter várias casas construídas em área de risco.
REQUERIMENTO
Em meio aos depoimentos dos moradores; pedimos os seguintes benefícios:
A regularização do abastecimento da água potável
A reabertura, reforma ou à construção de um novo do base de Policia de Bairro na Comunidade, para substituir a velha.
Drenagem e pavimentação das Ruas: SÃO DOMINGOS, DEMÉTRIO VALE, SANTA CRISTINA E A RUA SÃO MATEUS.
A Regularização do atendimento médico no posto de Saúde da Comunidade através de contratação de mais médicos.
NOMES DOS MORADORES QUE REIVINDICAM OS BENEFÍCIOS:
António A. Da Silva
Sandra S. de Mesquita
Elenilda Q. Da Silva
Ormando S. Matias
Ozian Rodrigues Matias
Lúcia M. Patriota Matias
Jocilucia P. Da Silva
Maria De Fátima S. Da Silva
Maria Helena Da Silva
Ellyeney F. Alves
Micarla Gomes Tomaz
Genival Pereira Da Silva
Maria Do Socorro A. De Araújo Do Nascimento
Terezinha J. Oliveira
Luciene Filipe Ferreira
Luiz António S. Santos
Lucas Filipe Dos Santos
Rita De Cassia Batista
Djalma Barbosa
Reginaldo Gomes De Araújo
Islaide Pereira Dos Santos
Marcelo R. Do Nascimento
Márcio Rodrigues Do Nascimento
Edneide Olimpio De Sousa
Jefferson Bruno M. Da Silva
Benedito Vasco Campelo
Francisco X. Gomes Neto
Francisco Targino Da Silva
Lenildo Nascimento Da Silva
Luciana B. Da Silva
Marines M. De Assis Silva
Rogério B. De Sousa
Raimunda Mulata
Rosimar T. Dos Santos
António Olimpio De Sousa
Maria Aparecida G. Silva
José Aparecido L. Silva.
TOTAL DE MORADORES DEPOENTES: 38
Finalmente concluímos o a divulgação do volume 2 do relatório. na próxima iremos iniciar a publicação do Volume 1, Referente as Lagoas de Capitação de Águas Pluvias e das Rua Alagáveis da Zona Norte.
Eliezer Falcão De Oliveira Coordenador de Infra Estrutura e Obras da Zona Norte Pelo o Foro Comunitário da Região Norte de Natal.
NOTA: Este Relatório Foi Protocolado no Dia 21/09/2007 às 12hs e 35 minutos no Gabinete civil da Prefeitura de Natal e depois protocolamos no Gabinete Civil do Governo Estado do Rio Grande do Norte. Não divulgamos aqui as assinaturas dos moradores anexa neste Processo.