|
ELIEZER FALCÃO |
Uma área de preservação ambiental localizada entre os Conjuntos Nova Natal, Gramoré e a Cidade de Extremoz estar sendo ocupada pela a população de baixa renda; hoje já são mais de mil famílias que estão tomando conta da área. a área apossado é tida como local de desova de corpos e como local propicio para meliantes levar pessoas para pratica de estupro assaltos; falam alguns posseiros.
o problema também é causado devido o descaso dos Governos com a população de baixa renda, que não constrói casas popular para esta população.
semana passada estive no local e falei com vários posseiros que elegam que no local tem pessoas que não precisa de casa e estão tomando conta da terra.
outras informações colhidas no local da de conta que o proprietário da terra esta devendo um valor muito alto de imposto para o Governo. e tem dois tratores que estão penhorado pela a Justiça devido a inadimplência.
os posseiros que pegam um lugar demarca o local para depois organizar a área abrindo ruas e transformando a propriedade privada em loteamento.
para Eliezer Falcão a falta de politicas publicas para a área Habitacional leva o povo a este tipo solução na tentativa de possuir uma casa propria. a única alternativa do Governo nos últimos anos foi a projeto minha casa minha vida, mas o projeto minha casa minha vida só favorece pessoas da classe média, deixando excluida os mais pobres ou os sem renda. para evitar esse conflito Social cabe ao Governo criar Politicas públicas voltada para Habitação incluindo os menos favorecidos; abrindo acesso e facilintado o financiamento.
já que a área apossada é uma área de preservação Hambiental e se tem dono cabe ao Governo comprar a terra e organizar; topografando, fazer uma terra planagem, abrir Ruas e organizando, transformando numa Comunidade decente e organizada com escola, creche, posto de saúde e basse de Policia, evitando o crescimento desordenado.
Cabe ao governo, cadastrar as famílias que já demarcaram os seus lotes e abrir financiamento para que elas possam construir uma casa descente e digna. cabe ao Governo também respeitar o direito de propiedade do dono legitimo da terra, indenizando para que o mesmo não possa ter prejuízo total do seu bem.
Quero deixar claro que não defendo a invasão de própiedade de ninguém, mas nessa situação devendo nestes termos.
O último Governo que teve Politica voltada para Habitação, foi na gestão do Ex Presidente João Batista de Figueredo, aqui no Estado a gestão era do Ex Governador Lavosier Maia; tempo em que só se falava na ditadura (regime Militar); de lá prá car os planos Habitacional são planos que não atende a classe baixa renda ou sem renda, levando a cidade ao crescimento desordenado. É claro que na epoca exstia muitas favela na Cidade, mas os planos passados tinha mais vulto popular que os de hoje, se os Governos tivece dado continuidade a histótia seria outra.
esta semana o lider do movimento foi preso.