terça-feira, 22 de março de 2011

IGRJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS D CONJUNTO PAJUÇARA1 REALIZA CULTO DE AÇÕES DE GRAÇAS EM CASA DE MORADORA DA COMUNIDADE

Conjunto Atalais de Cristo
   No dia 19 de de Março a Igreja Assembleia de Deus do conjunto pajuçara1 (setorXI) realizou um culto de ações de graças na residência da irmã Josefa, membra da Igreja e componente do conjunto de adulto pedras viva. O culto teve inicio as 19 horas e 20 minutos, e foi dirigido pelo o auxiliar de trabalho da congregação; António Borges, que por sua vez deu oportunidades a vários irmãos da Igreja local e da congregação do Conjunto Gramoré2; foi facultado também a oportunidade para a irmão Josefa,  dona da casa onde ocorreu o evento, expressar o motivo do culto na sua residência. A irmã Josefa relatou que o motivo do culto era de gratidão a Deus pelo o fato dele ter lhe concedido mais um ano de vida, e por ter também lhe curado de um câncer. O culto teve a participação dos Conjuntos de adulto Pedras Viva e do Conjunto Atalaias de Cristo, ambos da congregação da Assembleia de Deus de Pajuçara1.
    Um fato que chamou atenção, foi a leitura devossional, que foi feita pelo diácono da congregação; Severino Ramos. O diácono fez a leitura no livro de Sofonias, capitulo 1º, versículo, 14 ao 18.
    A leitura foi em alusão aos últimos acontecimentos que vem ocorrendo no Planeta (Terra).
Parte do publico Presente
Partor Francisco Xavier
Após o encerramento das oportunidades o dirigente do trabalho; António Borges, passou o trabalho para o presbítero Francisco Xavier, Pastor da Congregação do Pajuçara1, que por sua vez, estendeu a oportunidade para mais uma pessoa da família da irmã Josefa, a aniversariante e dona da casa onde ocorreu o culto. Depois disso o Pastor Francisco Xavier fez o encerramento do culto as 21 hora e 12 minutos.

CONJUNTOS PAJUÇARA JÁ DISPÕE DE UMA VIATURA DA POLICIA MILITAR PARA FAZER A SEGURANÇA PREVENTIVA NA COMUNIDADE.

    O Conjunto Pajura dispõe de uma viatura para fazer o patrulhamento das Comunidade. Segundo o Tenente Alves; o Conjunto Pajuçar dispõe apenas de uma viatura , mas se for precisso; tem outra viaturas das Comunidades visinhas e sircunvisinhas que vem para dar apoio a Comunidade do Pajuçara.
    As Comunidades da Zona Norte que dispõe de viaturas são: Conjunto Gramoré, Parque das Dunas, Nova Natal, Alvorada / Potengi, Igapó, Vila Verde, Jardim Progresso e outras demais Comunidades.



                      Foto da Viatura do Conjunto Pajuçara








DETERIORIZAÇÃO DA QUADRA DE ESPORTE DO CONJUNTO ELDORADO ESTA DISISTIMULANDO AS CRIANÇAS A PRATICAR ESPORTE, E ESTIMULANDO A ADERIR  AS DROGAS.

Vejam que as traves esta escorada no varão da tabela, o alabrado rasgado e sem as tabelas
    O lider Comunitario Guaracir (O sol), esta reivindicando a reforma da quadra de esporte do conjunto Eldorado. Guaraci, alega que a quadra nunca recebeu um beneficio desde que foi feita. A deteriorização da quadra de esporte esta fazendo com que as crianças deixe de jogar bola na Comunidade e induzindo ao mundo das drogas. A quadra esta com o piso desgastado, as traves quebradas, sem as tabelas , a iluminação precaria e o alambrado quebrado devido o vandalismo na Comunidade. Já o campo de futebol esta sem as traves e com muito mato.
    Leonardo da Silva, de 12 anos alega que Guaraci é quem faz os beneficios da quadra, como: pintura, solda as traves e demais beneficios nescessarios,
   Tiago Emanuel, de 12 anos relata que esta abandonada.
Eles padem do poder publico a reforma da quadra de esporte e policiamento na comunidade para impedir a onda de vandalismo, tendo em vista que eles depedram o patrimonio publico na comunidade.

sexta-feira, 18 de março de 2011

POPULAÇÃO DO PAJUÇARA CONTINUA RECLAMANDO DA UPA DO PAJUÇARA.

ELIEZER FALCÃO: VOLTA A RECEBER DENUNCIA CONTRA UPA DO PAJUÇARA.
A população do Pajuçara continua fazendo reclamações da UPA, desta feita a reclamação fere-se a pessoas não capacitadas para determinados serviços na Unidade de pronto atendimento do Pajuçara. uma usuária do serviço alegou que foi atendida na unidade e o funcionário(a) que o atendeu verificou a pressão e deu um diaguinóstico errado para a paciente, percebendo que a mesma tinha cometido um equivoco reclamou alegando que a sua pressão não estava normal dai uma outra funcionaria da Unidade ou seja uma pessoa da recepção falou para a paciente que a pessoa que estava atendendo não era uma enfermeira, dai ela (a paciente) se retirou da unidade, abandonando com medo de uma coisa pior, a mesma (paciente) alegou que só vai para a Upa porque é o jeito.
Com isso cabe ao conselho de medicina ou o ministério publico fazer uma fiscalização na UPA, para verificar a denuncia e tomar as providências cabiveis pois não é a primeira vez que pessoas atendidas naquela Unidade de saúde reclama deste tipo de problema. cabe ver também em qual é o turno ou plantão que ocorre estes incidentes, para não punir de forma injusta, para o funcionário inocente não pagar pelo o culpado. Já se referendo a unidade de saúde onde funcionava a unidade pré hospitalar do pajuçara a prefeitura voltou a fazer a reforma. Vale salientar que foi feita denuncia contra a deteriorização daquela unidade neste blog.

terça-feira, 1 de março de 2011

POLICIA MILITAR SATISFAZ A COMUNIDADE DO PAJUÇARA

ELIEZER FALCÃO
A comunidade do Pajuçara esta satisfeita com a presença da policia militar e comentam que se as coisas continuarem assim o conjunto Pajuçara vai melhorar e muito. Vale salientar que que o mês passado denunciamos neste blog os problemas de assaltos que estavam ocorrendo com frequência na comunidade e atendendo as nossas reivindicações a policia militar passou a atuar com mais frequência fazendo abordagem nos meliante. Já a Policia civil também recuperou o celular tomado de assalto da pessoa de Kelson Isaac, após a recuperação do celular a policia prendeu o meliante e devolveu o celular a ao jovem Kelson que já foi vitima três vezes de assaltos na comunidade.

ELIEZER FALCÃO PUBLICA RELATÓRIO DAS LAGOAS DE CAPITAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAS DA ZONA NORTE E NOME DOS MENBROS DA COMISSÃO


                                                     PEDIDO DE PROJETOS



ELIEZER FALCÃO: TRABALHO E DEDICAÇÃO PELO A REGIÃO NORTE DE NATAL
    ELIEZER FALCÃO PASSA A DIVULGAR O RELATÓRIO DAS LAGOAS DE CAPITAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS DA ZONA NORTE DE NATAL E OS NOMES DOS MEMBROS DA COMISSÃO QUE PARTICIPARAM DOS TRABALHOS NO PERÍODO INVERNOSO DO ANO 2006/2007

ELIEZER FALCÃO DE OLIVEIRA. CPF 430.494.35-5... RG. 588.31... ÓRGÃO EMISSOR ITEP/RN.
COMISSÃO COMUNITÁRIA DA ZONA NORTE / NATAL/RN.

DOCUMENTO DO RELATÓRIO DA COMISSÃO COMUNITÁRIA DA ZONA NORTE DE NATAL


Nós da Comissão Comunitária da Zona Norte de Natal-RN. Conforme abaixo assinados vimos por deste
documento apresentar ao Exel. PREFEITO DE NATAL, DR. CARLOS EDUARDO NUNES ALVES. E A Exel. GOVERNADORA VILMA MARIA DE FARIAS. Relatório sobre as Ruas alagadas e lagoas de capitação da Zona Norte. Viemos também sugerir soluções para os problemas conforme relatados por moradores em anexo e pedir as devidas providências a quem de direito.


Wilzarh Patrícia da Costa Siqueira. RG. 002.445.5...
Pr. Francisco Canindé Belizio De Sousa. RG. 438...-PM/RN.
Hoana Cleverlandia Germano Da Silva. RG. 
Carla Da Silva Dos Santos. RG. 1.139.01...
Pr. Erivam Lima De Oliveira. RG. 000.878.44...
Marize Guedes Da Silva. RG. 1.091.97...


                                                                  Erick Priscila Da Costa. Sub. (Coordenadora).
Eliezer Falcão De Oliveira. (Coordenador).


    Neste Relatório costa nomes e depoimentos das pessoas que moram na Zona Norte e foram prejudicadas pelas chuvas caídas em Natal.
    As Pessoas ouvidas residem em Ruas alagadas e próximas a lagoas de capitação da Zona Norte de Natal-RN.


Total de pessoas ouvidas diretamente.  80
Total de pessoas ouvidas indiretamente. 479.
Total geral de pessoas ouvidas. 552.
Total de membros da comissão. 11.
Total geral de pessoas ouvidas e que contribuíram com este trabalho. 579. (incluindo os membros da comissão e depoentes.)

DEPOIMENTOS DE MORADORES
LAGOAS DE CAPITAÇÃO.


                                                  BAIRRO DE CIDADE PRAIA
                                       Av. Cidade Praia (Lagoas da Linha do Trem).

     Na Lagoa Cidade Praia próximo ao Colégio António Fagundes. Os Moradores dizem que a lagoa já foi aterrada uma vez, mas que no período de chuvas tudo volta a piorar. Entrando até 60cm. de água nas Residências.
    Dona Conceição diz que está exposta a todo tipo de doenças, mosquitos e muriçocas.
    Seu Etevaldo (galego) diz que tem uma boca de lobo próximo; e sugere à Prefeitura a drenagem da água da lagoa para esta boca de lobo.
    Dona Ana disse que entra muita água na sua casa e que já perdeu os moveis. Ela pede providências ao Prefeito.

                                 LAGOA DO BAIRRO PARQUE DOS COQUEIROS 

    Até o momento não tinha sangrado, mas os moradores estavam apreensivos. Outra coisa que os moradores comentam muito é sobre a morte de duas crianças na referida lagoa, falam com muita revolta e indignação.
    Dizem também que a lagoa desvaloriza a Comunidade, porem não são contra ela (lagoa), mas contra a situação de desproteção em que ela se encontra.
    Já o Senhor José Pereira Do Nascimento, alega que a lagoa só beneficiou as pessoas que a cavaram, pois a areia tirada da lagoa era vendida a preço de R$: 10,00. Ele alega também que colocaram as pedras antes do inverno, mas não fizeram nada e a lagoa está servindo de depósito de lixo.

LAGOA DO LOTEAMENTO JOÃO PAULO SEGUNDO

    Na Lagoa da Comunidade João Paulo Segundo,  o único problema que encontramos foi um colchão dentro da boca de lobo provocando entupimento.
    O outro problema foi devido o funcionário não ter vindo ligar a bomba para puxar a água da lagoa, e isso fez com quê a lagoa sangrasse a alagou algumas residências; segundo os moradores

LAGOA DA COMUNIDADE DO JARDIM PROGRESSO

    Na Comunidade do Jardim Progresso os moradores reclama de vários problemas, com os alagamentos e enchente   bem como   da falta de drenagem, e quando chove muito os moradores começam a deixar as suas casas.
    As chuvas caídas provocaram grandes inundações , deixando a Comunidade em situação calamitosa, revoltando os moradores com a situação.

LAGOA DA COMUNIDADE JOSÉ SARNEI

     Na Lagoa José Sarnei a situação também é de calamidade. Lá fizemos um trabalho mais acentuado, fazendo perguntas para os moradores, a fim de descobrir a vontade do povo e as suas razões.
Como é o caso do Sr. Ubiraci, que já passou quatro enchentes e já subiu a sua casa duas vezes para evitar que a água envadise a sua residência. Perguntamos ao senhor Ubiraci: se a Governadora Vilma de Farias, guando foi prefeita construiu um conjunto de casas para vocês e porque vocês voltaram? - seu Ubiraci respondeu: voltamos porque a casa que ela construiu é muito pequena e não cabe os nossos moveis e os nossos filhos.
     Seu Rivaldo Gomes, também mora próximo a lagoa e feita a mesma pergunta ele respondeu que a casa que ele ganhou é muito pequena e não cabe os seus moveis e os filhos. Os seus filhos dormiam por cima dos outros, e ele não troca a sua casa por um quichó.
                  
                                            LAGOA DO JARDIM PRIMAVERA / PROGRESSO

     Dona Maria José alega que a comunidade vive num dilema; com as ruas alagadas e casas cheia de agua, com mais de um metro de altura, as pessoas perdendo tudo e os assaltantes se aproveitando da situação; arrombando as casas abandonadas e praticando assaltos. Ela alega também que para ir ao comercio tem que andar muito, porque o comercio mais próximo alagou causando prejuiso ao dono e fazendo com que ele mudasse de lugar.
     Dona Edileuza alega também que os vizinhos estão todos prejudicados, pois para ir ao trabalho  ou para o colégio é preciso fazer um trageto muito longo. Até o terminal de ónibus mudou de lugar complicando ainda mais a comunidade. Dona Edileuza alegou também que os marginais  estão arrombando as casas que foram abandonadas no período da enchente.
     Francisco Félix Da Silva, alegou que a lagoa esta poluída de fezes e com animais mortos. O senhor Francisco Félix alegou também que prejuízo devido as percas das plantas frutíferas e alguns moveis. ele alega também que os ladrões vão a nado e até de canoa para arrombarem as casas abandonadas. Segundo seu Francisco Félix: as estruturas das casas estão comprometidas. Seu DAMIÃO PITA vai pára a televisão dizer que o local onde eles construíram as casas é área alagavel e de risco (alegou seu Francisco Félix) - contestando o secretário de OBRAS do município: DAMIÃO PITA; seu Francisco diz que ele mora na comunidade desde o ano de 1983 e lá nunca foi lagoa nem área de risco. O local só se tornou área de risco depois que fizeram a lagoa. Ele afirmou também que foi o primeiro morador da comunidade e diz com segurança, que antes o local era uma granja. Seu Francisco alegou que para a prefeitura resolver o problema tem que indenizar o povo  e não trocar as casas, que é um património, por um quartinho.
     Dona Maria Da Piedade, alegou que saiu da comunidade porque não aguentava mais a situação. pois a primeira coisa que acontece guando a lagoa enche, é supurar agua pela as paredes e os vasos sanitários. Dona Maria, pede que o prefeito idenize as pessoas que possuem casas dentro da lagoa.
     O senhor Agostinho, revoltado, disse que o dinheiro para investir em inra-estrutura na comunidade, esta sendo gasto no movimento GUEY; deixando o povo morrer afogado. Segundo seu Agostinho, o prefeito colocou uma placa na comunidade, escrita, "Drenagem e pavimentação da lagoa", coisa que nunca aconteceu; a comunidade virou um inferno "finalizou seu Agostinho".
    Dona Maria de Lima Gomes, alegou que a sua casa esta cheia de agua, e perdeu todos os moveis, estou Morando na casa dos outros;  porque a prefeitura não pagou o aluguel das casas, alegou do Maria de Lima. Dona Maria alegou que os moradores já fizeram varias reivindicações e o prefeito não atende a comunidade e não recebe os moradores.
    O senhor Luiz e outros moradores comentaram que a SENTAS veio ao local, mas não fez nada; respondeu apenas que não tem culpa deles terem construído casas dentro da lagoa. O pessoal da prefeitura foi trás vezes para ver a situação, mas guando chegam perto da lagoa voltam com medo da revolta do popular.
     Seu Clovis Xavier, mora na comunidade há cinco anos e nunca viu a lagoa chegar ao ponto que chegou este ano. Segundo seu Clovis, a prefeitura mandou o material para fazer a drenagem da lagoa , e não fizeram ate hoje. O povo já esta carregando as manilhas para entupir os buracos das ruas alagadas. Na rua Nova Jeruzalem; segundo seu Luís, ningeum pode dar descarga nos banheiros porque as fossas estão cheias.
    Maria Neide Bezerra Messias, alegou que desde o ano de 1998, a prefeitura prometeu uma solução para a lagoa (buraco). Segundo dona Maria Neide, no Governo de Garibaldi Alves, veio um pessoal do MEIOS para indenizar os moradores. Na época, Garibaldi deu um terreno para eles construírem suas casas, só que hoje existe apenas três casas construídas, em virtude do dono do terreno doado, por Garibaldi Alves: Governador do Estado na época, entrou na justiça pedindo a reintegração de posse  do terreno; imposibilitando a comunidade de construir as casas. Nilton; conhecido por "bacurau", é o nome do propietario do terreno, e ainda hoje o processo esta tramitando na Justiça. Finalizou dona Neide.
     Dona Francisca Alzinete, esta mudando para outra casa porque a sua alagou. Ela alega que perdeu os moveis e até o momento não apareceu ninguém para apresentar uma solução, segundo dona Francisca e dona Fátima, o prefeito tem que drenar e causar as ruas.
     O senhor Carlos, alegou que o problema surgiu porque a bomba da lagoa quebrou e a prefeitura não mandou concertar.
     A senhora Maria de Lurdes Freira, mãe de oito filhos, esta morando na casa do pai, porque a sua casa esta cheia de agua, e a maior parte dos seus moveis esta destruído.
     Dona Francisca Das Chagas Canela, reclama das muriçocase da fedentina da lagoa, ela alegou que o seu neto de seis messes estava passando mal e precisou chamar o SAMUR que não veio porque não dava para entrar na rua devido o alagamento.
     Raimunda Astrogildo, por sua vez, alegou que, já mudou de casa três vezes num curto período de tempo, e todas as ruas que ela foi alagaram. Todos os seus moveis estão dentro da casa, porque não tem como tirar. Dona Raimunda, alegou também que todas as fossas estão estouradas, reclamando da situação, ela alega que os seus filhos estão todos doentes e o seu marido esta com HEPATITE.
     Luís José Da Costa, alegou que o povo já tentou arrombar as paredes da escola do Bairro Jardim Progresso, para a agua escoar pra dentro da Escola . Seu Luís alegou que a sua casa esta ilhada, com a fossa estourada e as paredes da cozinha caindo.

LAGOA DO LOTEAMENTO DOM PEDRO PRIMEIRO
BAIRRO PAJUÇARA

A senhora Valcenira e outras pessoas da comunidade relataram que um cidadão estava fazendo um abaixo assinado na comunidade, para tirar a lagoa. Intenção esta que os moradores não acham lógica.

                                      LAGOA DO CONJUNTO PARQUE DAS DUNAS

     O senhor Fabiano Aciole Lucas, líder comunitário e evangélico, alega que guando a lagoa enche cria peixes, e guando seca os peixes morrem, provocando fedentina na comunidade. Segundo Fabiano Aciole, a fedentida atrai urubu e provoca mal estar e doenças na população. Já na primeira lagoa, segundo o senhor Fabiano Aciole, existe um olheiro de agua devido o local já ter sido bastante cavado, para a lagoa suportar as águas pluviais daquela e de outras comunidade.

AS PRÓXIMAS DIVULGAÇÃO REFERENTE AO RELATÓRIO FEITO POR ELEIEZER FALCÃO, SERÃO REFERENTE AS RUA ALAGÁVEIS DA ZONA NORTE. VALE SALIENTAR QUE ALGUNS PROBLEMAS RELATADOS NESTE RELATÓRIO JÁ FORAM ATENDIDOS PELO O GOVERNO DO ESTADO "VILMA DE FARIAS" E PELO O PREFEITO DE NATAL "CARLOS EDUARDO NUNES ALVES" NA ÉPOCA DE SUAS GESTÕES E ALGUNS JÁ FORAM ATENDIDOS AGORA NA ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITA MICARLA DE SOUSA.